terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Comunicado de Fernando Parente.

Ao Clube (AJAB Tabuaço), aos atletas, à Direcção, ao Sr. António, aos Adeptos

A vida dos Treinadores, quer do futebol de 11, quer do Futsal, neste caso, é feita de resultados e oportunidades. Em relação a mim, agradeço a quem apostou em mim, em quem acreditou no meu trabalho, a quem me deu a oportunidade de fazer o que mais amo na vida: treinar futsal.

Esse clube foi AJAB Tabuaço.

Não vale a pena recordar algo do que aconteceu antes de chegar a este clube, mas sim recordar tudo o que passei enquanto fiz parte do mesmo. Encontrei, apesar do clube estar na distrital, algo contraditório ao valor de quem dirige, de quem sofre diariamente, de quem trabalha em prol do clube da terra, para que o mesmo tenha a repercussão do que vale a nível nacional.

Isto não é um adeus definitivo, mas um "Até breve" ou um " Até qualquer dia".

Na hora desta minha decisão, a segunda mais difícil que tive até hoje na minha vida futsalística, mas também ponderada, referir que existem oportunidades que não devem ser desperdiçadas duas vezes seguidas. Costuma-se dizer que o comboio quando passa, passa apenas uma vez, mas pelos vistos existe sempre uma segunda. Eu declinei a primeira, mas perdoem-me os adeptos da AJAB Tabuaço, não poderia declinar esta segunda.

Neste momento apraz-me dizer o seguinte:

Pois é meus amigos, algum dia o trabalho exercido na AJAB Tabuaço iria trazer os frutos colhidos no mesmo. Ao fim de um ano e alguns meses de trabalho, depois de conseguir mais um título na minha curta carreira como treinador e de ter proporcionado a viragem de mentalidade na ambição de quem dirige, de quem trabalha diariamente, de quem sofre por este clube, vou deixar de pertencer aos quadros do clube, seguir um rumo diferente mas com a certeza de que, se um dia tiver de voltar, que será com o mesmo orgulho, ambição, entrega, dedicação e vontade de levar este clube mais além como o fiz até agora.

Aos atletas que tive o privilégio de treinar, não só o ano passado quando conseguimos o título da Divisão de Honra da AF Viseu, mas também e principalmente este ano, que continuem acreditar no vosso valor, que não desistam apesar desta minha decisão e que continuem a elevar o nome de Tabuaço o mais alto possível, porque pelos vistos, continuam a existir pessoas em Portugal que não sabem onde Tabuaço fica...enfim, pessoas que não tem o mínimo de cultura geral e que não sabem o valor da gente de Tabuaço.

Ainda aos meus atletas deixar alguns agradecimentos e previsões pessoais:

- ao Rui Pinto agradecer-lhe por não ter desistido de defender a baliza da AJAB Tabuaço e confirmar-lhe que foi dos melhores guarda-redes com quem trabalhei até hoje. Não desistas, tens um valor imenso.

- ao Luís Pedro e Pedro "Preto", que saibam ter a paciência e esperar pela oportunidade que o Rui venha a dar, e que tenham a consciência que possuem muito valor para defender a baliza da AJAB Tabuaço, mas que neste momento o Rui não tem dado a mínima hipótese. Aqui o meu agradecimento pessoal, " Obrigado Rui por não teres desistido de defender".

- ao Hélder Resende por ter regressado à casa onde iniciou o seu grande trajecto como atleta de futsal.

Foste um grande discípulo quando me rendeste como capitão na AAUTAD, foste um enorme capitão em todas as nossas vitórias e, acima de tudo, foste um grande filho pródigo, que à terra voltou, para dar mais maturidade, mais experiência e sobretudo, mais ambição a esse grande clube da tua terra.

- ao Bruno Pereira por tudo aquilo que é e representa para o clube. Foste dos atletas que mais dificuldades pensei vir a ter em termos de mudança, de atitude, mas que revelaste, além do grande atleta que és, do teu grande valor que tens dentro da equipa, que soubeste ser muito humilde e aceitar a mudança na equipa para a qual ninguém estava preparado. A tua humildade, o teu querer em evoluir faz de ti a enorme pessoa que és. continua acreditar em ti e não ouças o que vem de fora, És grande, não na altura, mas sim na entrega, na dedicação e no valor que tens. Obrigado Bruno, por todas as nossas conversas.

- ao Fábio e André Pinto (que devo ser dos poucos ou único que o trato assim).

Continuem acreditar nas vossas capacidades, têm tudo para ser grandes atletas de futsal não só no presente mas também no futuro. Não percam a humildade que vos caracteriza nem desperdicem o valor que tem para esta modalidade.

- ao Dominique e Ângelo Resende - são dois grandes atletas que o clube possui, mas que precisam de ser mais consistentes na forma como abordam o treino e os jogos. Por vezes não basta ser bom, temos de querer ser óptimos ou excepcionais.

- ao Rodas, Pica, Ivo e João Dias.

Obrigado por terem aceite o convite para pertencerem a esse grande clube. Obrigado pela qualidade, experiência, pela entrega e dedicação que têm colocado quer nos treinos, quer nos jogos. Acima de tudo souberam adaptar-se a uma nova e enriquecedora experiência, que os pode levar mais além como atletas.

- ao Filipe e ao Marcelo. Ao primeiro porque faz falta como líder e capitão da equipa, pela combatividade e entrega que emprega sempre em todos os treinos e jogos. Ao segundo para acreditar que ainda vai dar mais qualidade e valor ao existente neste plantel.

Aos dois, para que ambos regressem o quanto antes e o melhor possível das cirurgias a que foram sujeitos, de modo ajudar quem mais precisa, o Clube.

Ao Tiago, Pina, João, Guedes, João "Rato", por tudo aquilo que foram e deram ao clube enquanto o representaram.

Por último, ao Ricky (Ricardo Pinto).

Obrigado por teres voltado a jogar. És enorme como atleta, como colega de equipa e principalmente como ser humano. Atletas com a qualidade que tu tens, quer técnica, quer mental, quer de ambição e querer há poucos. Agradeço o facto de teres voltado, mas principalmente o facto de teres deixado com que eu te pudesse treinar e orientar.

À Direcção e principalmente ao Bruno "Piri", ao Alexandre e ao Frota por tudo aquilo que fizeram por mim. A vossa correcção, a vossa humildade, entrega, dedicação e sobretudo o querer o melhor para o vosso clube, deixou-me estupefacto. Direcções de clubes há muitas, mas com a humildade que vos caracteriza, com a simplicidade, a honestidade, a entrega e dedicação que empregam por ele, é algo para que muitas direcções se possam rever. Obrigado por terem acreditado em mim, no meu trabalho, por terem tomado o risco de me escolher para treinador principal da vossa equipa, sobretudo por nunca falharem em nada.

Como vocês existem poucos. Continuem acreditar no vosso trabalho, irão colher mais frutos do que até agora.

Ao Sr. António.

Pois é Tio António, como você existem poucos. Grande dedicação, grande entrega, disponibilidade e muito querer, muito sofrer pela sua equipa. Porque essa, AJAB Tabuaço, sempre foi e será e sua equipa. Obrigado por ter sido o meu braço direito neste tempo todo. Se existe alguém que deve ser reconhecido e lembrado por todos vós, é este homem. Dá tudo pelo seu clube: sangue, suor e lágrimas. Continue assim, e lembre-se, tem em mim um amigo, não um treinador que passou por aí.

Aos adeptos.

Continuem acreditar na vossa equipa. Continuem apoiar a vossa equipa. Vocês tem sido o grande suporte da mesma, mas lembrem-se, que nem só em casa se ganham jogos e campeonatos. Se querem AJAB ao mais alto nível, acompanhem-nos quando eles necessitam mais, nos jogos fora. Mas nunca deixem de estar presentes nos jogos em casa, vocês são o 6º atleta da equipa.

Dizer ainda que o meu principal orgulho residiu sem excepção, nessas mesmas pessoas que tive o privilégio de trabalhar e conhecer: atletas, direcção, adeptos, pais, simpatizantes..,os quais me apoiaram, incentivaram, criticaram (porque nem sempre as minhas escolhas são as deles)...no fundo me ajudaram a crescer mais um pouco, quer como treinador, mas principalmente como pessoa.

Por último, referir que as vitórias da AJAB Tabuaço continuarão a ser as minhas vitórias, tal como espero que as minhas a partir de agora sejam um pouco vossas.

OBRIGADO A TODOS, SEM EXCEPÇÃO.

O VOSSO TREINADOR E AMIGO.

PARENTE

4 comentários:

Anónimo disse...

Mister Parente foi um orgulho ter sido seu jogador na época anterior. Apesar de não ter treinado a maior parte do ano acreditou em mim e concedeu-me umas das coisas mais importantes para mim: jogar e representar o clube pelo qual sempre joguei. Desejo-lhe as maiores felicidades para o seu novo projecto.. Abraço, João "Rato"

Anónimo disse...

Ao amigo Fernando Parente
como socio da AJAB, fico triste com anoticia da tua saida. daqui vai um agradecimento pelo trabalho notável que realizas-te nesta associação. sem duvida que ainda vais ter muitos mais sucessos como treinador e como pessoa, um abraço deste sempre amigo Carlos Pereira.

Anónimo disse...

ESTAS NO CORAÇAO DE TODAS ESTAS PESSOAS QUE REFERISTE PARENTE, MERECES SER ELOGIADO SEMPRE QUE ENTRARES NAQUELE PAVILHAO, MERECES TAMBÉM,QUE TE BATAM PALMAS EM VEZ DE ASSOCIBIOS, POIS O QUE FIZESTE PELA AJAB FOI TUDO REPLETO DE SUCESSOS,TANTO PARA NOS ADEPTOS,COMO JOGADORES,COMO SELECÇAO, COMO TODOS OS QUE VÊM FUTSAL, NUNCA UMA EQUIPA DA AJAB JOGOU TAO BOM FUTSAL, DE QUALIDADE E DE ESPECTACULO COMO CONTIGO, PARENTE COMO LIDER MAXIMO DA CLAQUE DA AJAB,DEVO-TE UM PEDIDO DE DESCULPAS POR NAO PUDER ESTAR SEMPRE PRENSENTE NOS JOGOS MAS ESPERO QUE CONTINUES E TENHO A CERTEZA QUE VAIS SER UM HOMEM DE SUCESSO... OBRIGADO POR TUDO FERNANDO PARENTE...

Pika disse...

Obrigado por tudo Mister, foi um prazer trabalhar consigo, desejo-lhe tudo de bom e um "até breve", Grande abraço do Pika